Trigonometria
Trigonometria (do grego trigōnon "triângulo" + metron "medida") é um ramo da matemática que nos auxilia na resolução de problemas relacionados a ângulos distancias etc. é comumente utilizado na engenharia, além da criação de games e nos ramos da ciência da computação.
Originalmente a trigonometria era usada para definir relações entre triângulos. Exemplo deste pode ser visto nas pirâmides do Egito projetadas pelo arquiteto Imhotep durante a III dinastia egípcia a cerca de 3000 A.C.
Hoje ele é utilizado em todas as construções sejam industriais ou não, até nós mesmos a utilizamos em nosso dia-a-dia às vezes sem perceber.
Agora veja alguns exemplos de Trigonometria que você provavelmente conheça:
Temos também o teorema de Pitágoras:
A formula do teorema é (a² = b² + c²), pela formula pode-se perceber a simplicidade que ela carrega, e a facilidade em sua resolução.
Primeiro uma básica explicação:
- Hipotenusa: Sempre o maior lado do triangulo.
- Catetos: São os menores lados do triangulo.
Vamos a um exemplo utilizando o triangulo retângulo que vimos acima:
(a² = b² + c²)
(x² = 3² + 4²)
X² = 9 + 16
X² = 25
X = √25
X = 5
Outro exemplo São:
- Seno: O seno de um dos ângulos de um triângulo é a proporção do comprimento do lado do triângulo oposto ao ângulo ao comprimento da hipotenusa do triângulo.
- Tangente (frequentemente abreviada "Tg") é a relação entre o comprimento do lado oposto ao ângulo e o comprimento do lado adjacente.
Mas como esses nomes e descrições são difíceis de decorar, ao longo dos anos foram criados mnemônicos acessíveis para ajudar na decoração. Tudo que você precisa se lembrar é SOH-CAH-TOA. Em outras palavras
- SOH → seno = "cateto oposto” / “Hipotenusa"
- CAH → cosseno = “cateto adjacente/Hipotenusa”
- TOA → Tangente = “Cateto oposto/Cateto Adjacente”
Esses são alguns dos conceitos básicos de trigonometria, Até a próxima obrigada pela leitura,

0 comentários:
Postar um comentário